Ramo Escoteiros (as)


A Tropa Escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.


A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação.Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo sub-monitor. Esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma "corte de honra".

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

O Movimento Escoteiro é regido por uma lei geral que regula as atividades do mesmo.

Tudo que é realizado por um escoteiro é respaldado pelo cumprimento de um valosíssimo Código de Honra pelas máximas da Lei Escoteira, que estimula o escoteiro a ser um cidadão honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre econômico e limpo.

Lei escoteira:

O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida. O Escoteiro é leal. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros. O Escoteiro é cortês. O Escoteiro é bom para os animais e plantas. O Escoteiro é obediente e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Promessa Escoteira

Antes de se tornar um membro do Escotismo, o jovem cumpre várias etapas de adestramento e quando estiver pronto, ele faz uma promessa diante do movimento escoteiro. Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.

A Promessa orienta a vida do jovem em seus Deveres para com Deus e com a Pátria, lembra o jovem de Ajudar o Próximo em toda e qualquer ocasião e lembra o compromisso que ele tem com a Lei Escoteira.

A Promessa é renovada quando o membro muda de Ramo ou de Grupo Escoteiro.

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira."

EM NOSSO GRUPO A TROPA ESCOTEIRA MISTA chamasse KAMAIURA (Nome de um grupo étnico e linguístico tupi-guarani, estando inseridos na zona cultural do Alto Xingu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário