Ramo Lobinhos (as)

Ramo Lobinho

A Alcatéia é o ramo escoteiro em que ficam crianças de 6,5 á 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos, a parte em que a criança aprende viver junto com outras pessoas. Na Alcatéia a criança aprende e se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".



A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Kaa, Chill ou outros nomes representados no "Livro da Jângal".

A Alcatéia é dividida em matilhas, cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizados trabalho e jogos, mas isso não é o mesmo que o sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de Primo, auxiliado pelo Sub-Primo. Os Primos e Subs são escolhidos pelo Akelá.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de fazer a "trilha" para se adaptar na futura tropa, o Lobinho passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

História. A história do Lobismo, do Manual do Lobinho e do Livro de Jângal estão disponíveis na área de História.

O Movimento Escoteiro é regido por uma lei geral que regula as atividades do mesmo.

Tudo que é realizado por um escoteiro é respaldado pelo cumprimento de um valosíssimo Código de Honra pelas máximas da Lei Escoteira, que estimula o escoteiro a ser um cidadão honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre econômico e limpo.

Lei do lobinho:

O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos. O Lobinho pensa primeiro nos outros. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos. O Lobinho é limpo e está sempre alegre. O Lobinho diz sempre a verdade.

Antes de se tornar um membro do escotismo, o jovem cumpre várias etapas de adestramento e quando estiver pronto, ele faz uma promessa diante do movimento escoteiro. Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.

A Promessa do Lobinho, de forma adaptada à idade, prestada por Lobinhos e Lobinhas na cerimônia correspondente é a seguinte:

"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres com Deus e minha Pátria; Obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.




Alcatéia Jângal

Nenhum comentário:

Postar um comentário